O Carnaval é conhecido por ser um período em que as pessoas consomem bebidas alcoólicas em grandes quantidades. Mas, se em excesso, o álcool pode causar algumas complicações. Conheça algumas delas:
Desidratação
O álcool é um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina. Logo, seu consumo excessivo pode levar à desidratação.
Intoxicação alcoólica
O consumo excessivo de álcool pode levar à intoxicação alcoólica, caracterizada por sintomas como vômitos, desorientação, sonolência, dificuldade respiratória e até mesmo perda de consciência.
Risco de lesões e acidentes
A embriaguez pode aumentar o risco de acidentes e lesões, especialmente em ambientes lotados, com música alta e movimentação intensa.
Prejuízo à função cognitiva
O consumo excessivo de álcool pode prejudicar a função cognitiva, afetando a memória, o raciocínio e a tomada de decisões.
Comportamento de risco
O álcool ainda pode reduzir a inibição e levar a comportamentos de risco e comportamentos impulsivos.
Problemas gastrointestinais
O álcool pode irritar o revestimento do estômago, contribuindo para problemas como azia, gastrite e úlceras.
Além disso, o consumo de álcool a longo prazo pode desencadear condições mais sérias, como complicações cardiovasculares, conflitos sociais e familiares, problemas legais e overdose.
Beber com responsabilidade é crucial para garantir que você aproveite o Carnaval ou qualquer outra ocasião festiva sem colocar a saúde e a segurança em risco (suas e dos outros). Aqui estão algumas recomendações:
Beba com moderação
Consuma álcool com moderação. Isso significa limitar a quantidade de bebidas que você consome ao longo do tempo e não exagerar em um curto período.
Conheça seus limites
Esteja ciente da sua tolerância ao álcool e conheça seus limites. Não sinta pressão para consumir mais do que se sente confortável – e nem pressione aqueles à sua volta.
Alterne com água e alimentos
intercale o consumo de bebidas alcoólicas com água para manter a hidratação. Além disso, coma alimentos para ajudar a diminuir a absorção de álcool pelo corpo.
Não beba de estômago vazio
Comer antes de beber ajuda a diminuir a absorção do álcool e pode reduzir o risco de intoxicação.
Evite misturas arriscadas
Evite misturas de diferentes tipos de bebidas alcoólicas. Isso pode dificultar a monitorização da quantidade de álcool consumida.
E esteja ciente dos seus sinais de embriaguez. Descoordenação, fala arrastada e alterações de comportamento podem ser um alerta de que está na hora de parar de beber.
Com essas atitudes, você pode aproveitar um Carnaval mais saudável e responsável, não apenas para você, mas todos à sua volta! Se você não se sentir bem, consulte o médico e se ele pedir algum exame de imagem, agende conosco pelo WhatsApp ou no telefone (48) 3029-0099.