Central de atendimento - (48) 3029.0099

Você está em: Notícias

Artrose: saiba mais sobre a doença

#Saúde e Nutrição

A artrose também conhecida como osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações, promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, e danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose afeta mais comumente as articulações das mãos, da coluna, joelhos e quadris.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS), afirma que a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido. A doença piora progressivamente com o tempo e não existe cura. Mas os tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular.

Dentre os fatores de risco, estão: idade avançada, sexo (mulheres são mais propensas a desenvolver artrose), deformidades ósseas, lesões nas articulações, obesidade, esforço repetitivo e doenças como diabetes, gota e hipotireoidismo.

A artrose não afeta outros órgãos do corpo e os sintomas mais comuns são a dor nas articulações, inchaço, calor, rangidos, rigidez e limitação dos movimentos. A intensidade dos sintomas varia muito de paciente para paciente e os sintomas podem ser intermitentes. O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem e de laboratório, sendo que os exames de imagem incluem raio-x e ressonância magnética.

Embora não tenha cura, o tratamento da artrose pode ajudar a reduzir a dor e manter o movimento e a função articular. Consiste em medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e narcóticos, terapias como fisioterapia e terapia ocupacional, infiltrações como injeções de cortisona e ácido hialurônico ou procedimentos cirúrgicos. Por isso, ao primeiro sinal de qualquer sintoma aqui descrito, procure um médico especializado.

Fonte: http://marcca.ag/1JDp8UH 

Publicado em 12.06.2017

Relacionados

Ver mais posts

Todos os direitos reservados. Sonitec 2017.

por Nacionalvox