Central de atendimento - (48) 3029.0099

Você está em: Notícias

Artrite: suas causas e consequências

#Saúde e Nutrição

A artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, que são as "juntas"entre dois ossos. Existem mais de 100 tipos diferentes de artrite e suas causas são diversas. Sabe-se que a artrite afeta duas vezes mais mulheres do que homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade.

Os principais tipos de artrite são a artrite reumatoide e a osteoartrite, também conhecida como artrose. Porém, a doença também se manifesta na forma de espondilite anquilosante, artrite gonocócica, gota, condrocalcinose, artrite reumatoide juvenil, psoriática, reativa, esclerodermia, lúpus e febre reumática. A artrite pode ser decorrente de doenças autoimunes, traumas, desgaste geral das articulações, infecção (geralmente por bactérias ou vírus) e depósito de cristais. Fatores como: histórico familiar, idade, gênero, lesões ou obesidade também podem ocasionar a doença.

Os sintomas variam desde dores e inchaço nas articulações até redução na capacidade de mover as articulações, vermelhidão da pele, rigidez matinal ou aquecimento ao redor da articulação, cansaço, febre baixa ou mal-estar. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais, como VHS, proteína C-reativa e fator reumatoide e por imagem como raio-x, ressonância magnética e ultrassonografia articular. 

Em geral, o tratamento é feito por medicamentos como analgésicos, drogas antirreumáticas, corticoides e imunossupressores, fisioterapia e, eventualmente, cirurgia. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, melhor será o prognóstico. 

Fontes:

http://marcca.ag/1lyvKEA

http://marcca.ag/1K60KdV

Publicado em 12.06.2017

Relacionados

Ver mais posts

Todos os direitos reservados. Sonitec 2017.

por Nacionalvox