Central de atendimento - (48) 3029.0099

Mamografia digital e digitalizada



Mamografia é um método de exame de imagem que usa um sistema de raios-x de baixa dose para examinar as mamas e auxiliar no diagnóstico das doenças mamárias.
Um avanço recente na mamografia tradicional inclui a mamografia digital, que pode ser de dois tipos: direta e indireta.

Na mamografia digital direta (ou digital de campo total), o detector de raios-x transforma a radiação incidente em imagem digital, que é transmitida imediatamente ao computador. Já na indireta (computadorizada ou cr), o detector no aparelho de mamografia contém uma substância especial que guarda as informações radiográficas. Essa substância é levada a uma máquina que transforma as informações em imagem digital.

Os exames realizados com o mamógrafo digital direto tornam o processo mais ágil, pois já na sala de exames a técnica pode definir se as imagens estão ou não em padrão adequado para a análise.

No método indireto, o tempo de exame continua sendo mais curto em relação ao da mamografia convencional, porém o processo é mais demorado em comparação ao sistema direto.

Para a análise da mamografia, ambos os métodos provam-se excelentes para a grande maioria das pacientes. No entanto, a mamografia digital direta oferece imagens com características um pouco superiores. Uma das vantagem é que o radiologista pode utilizar recursos de ampliação digital, medidas precisas de distância e imagem "negativa" para obter o máximo de informações possíveis.

Estudo conduzido pelo colégio americano de radiologia e apoiado pelo instituto nacional do cancer dos eua mostrou que a acurácia da mamografia digital e convencional foi similar para a população geral, a mamografia digital é superior na identificação das lesões mamárias superior em mulheres abaixo de 50 anos, nas com mamas heterogeneamente ou extremamente densas e em mulheres na pré-menopausa e na perimenopausa.

Por essa razão, a sonitec trabalha unicamente com o sistema digital de mamografia, direta e indireta. A mamografia digital direta é um método que depende de equipamento altamente sofisticado e é oferecido pela sonitec com exclusividade em sua região.

Quais são as utilizações da mamografia?

A mamografia é essencialmente usada como uma ferramenta para detectar precocemente o câncer de mama nas mulheres que apresentam ou não sintomas. Ela tem um papel central na detecção precoce de cânceres de mama porque é capaz de mostrar alterações até dois anos antes de serem detectadas pelo médico ou pela própria paciente. É o único método de rastreamento de cancer de mama que mostrou capacidade na redução da mortalidade pela doença.

Como o procedimento da mamografia é executado?

Durante a mamografia, uma técnica especialmente qualificada posicionará as mamas em uma plataforma especial e estas serão comprimidas, gradualmente, por uma placa transparente. A compressão é necessária para:

• igualar a espessura da mama para que todo o tecido possa ser visualizado;
• espalhar o tecido mamário para que pequenas anormalidades não sejam obscurecidas por tecido sobrejacente;
• permitir o uso de uma dose mais baixa de raios-x, já que uma camada mais fina de tecido mamário está sendo radiografada;
• conter a mama, no intuito de eliminar falhas na imagem causadas pelo movimento;
• produzir imagens com maior nitidez.

Durante a exposição dos raios x, a técnica ficará protegida por um dispositivo especial de vidro. Para que se obtenha um exame completo é necessário mudanças de posição entre as imagens, que permitem a avaliação de toda a mama.

Para mamas com implante (próteses), são realizadas incidências adicionais da região mais anterior da mama, com um pequeno deslocamento posterior do implante, segundo orientações do colégio brasileiro de radiologia.

O exame só será concluído após a verificação da qualidade das imagens pela técnica que está executando o procedimento. O processo dura, em média, 15 minutos.

Médicos que realizam este exame
  • Dr. Evaldo Schaefer Neto
    CRM 4604
  • Dr. Ewaldo José Ramos Schaefer
    CRM 69
  • Dra. Marcela Brisighelli Schaefer
    CRM 2936

Agende um exame

Poupe tempo e faça um pré-agendamento através do formulário abaixo. Em breve retornaremos o contato.

Exames relacionados

Ressonância magnética

Produz imagens detalhadas sem a utilização de radiação ionizante.

Conheça mais

Tomografia computadorizada

Método não-invasivo e indolor no qual um equipamento especial de raios-X produz múltiplas imagens do interior do corpo.

Conheça mais

CONVÊNIOS

A Sonitec Diagnóstico Médico por Imagem possui inúmeros convênios com planos de saúde. Certifique-se de que seu plano de saúde já faz parte. Agende uma consulta.

Ver todos
Grupo Merya

Todos os direitos reservados. Sonitec 2017.

por Nacionalvox