Central de atendimento - (48) 3029.0099

Estereotaxia digital



A estereotaxia digital, ou biópsia mamária guiada por estereotaxia, é utilizada para obter amostras de tecido de áreas com alterações vistas na mamografia. Na maioria dos casos, é utilizada para realizar biópsias de microcalcificações, que são descobertas e vistas apenas através da mamografia. Outras alterações mamográficas, que podem ser biopsiadas pela estereotaxia digital, são nódulos, áreas de assimetria focal e de distorção da arquitetura mamária. Quando as alterações vistas na mamografia também são vistas no ultrassom prefere-se fazer o procedimento guiado por ultrassonografia, por ser mais simples e mais barato.

A estereotaxia digital consiste em um aparelho capaz de localizar especificamente a área que será biopsiada. Isto é, definir exatamente onde está a alteração, através de radiografias obtidas com diferentes angulações. O procedimento transcorre com a paciente sentada ou deitada, com a mama instalada e comprimida no aparelho de mamografia, para que fique sempre na mesma posição. O médico localiza a alteração com as radiografias obtidas na hora e ajusta o equipamento para saber o local exato onde irá realizar a biópsia. Após esse procedimento, é feita a assepsia, a anestesia local e é realizada a retirada de fragmentos.

Quando o sucesso do procedimento é confirmado, geralmente através da obtenção de radiografias dos fragmentos retirados, a paciente vai para a sala de recuperação, onde permanece por alguns minutos, comprimindo o local da biópsia para evitar a formação de hematomas. Antes do procedimento, administramos um medicamento calmante de curta duração, por via oral, que relaxa a paciente e facilita o transcorrer do exame.

Mamotomia ou biópsia vácuo - assistida

A biópsia vácuo assistida é uma evolução da core biopsy ( ver acima) e é utilizada nas biópsias da mama. Pode ser feita guiada por ultrassonografia ou por estereotaxia digital, dependendo de qual método deve ser usado para que a lesão seja melhor identificada.

As vantagens deste procedimento são:
• Retira fragmentos maiores, fornecendo mais tecido para ser analisado histologicamente;
• Com o sistema de aspiração, “puxa” o tecido mamário, melhorando a qualidade do material;
• Permite a retirada de múltiplos fragmentos com uma só passagem da agulha pela pele;
• No caso de nódulos pequenos, é possível retirá-los por completo (quando guiada por ultrassonografia)
• Permite a colocação de um clipe de titânio, que irá marcar o ponto exato onde a biópsia foi realizada.

Antes do procedimento é administrado um medicamento calmante de curta duração, por via oral, que relaxa a paciente e facilita o transcorrer do exame. Aplica-se também anestesia local.

Após o procedimento, o médico verifica se é necessária a colocação do clip de titânio. A paciente é, então, encaminhada para a recuperação e colocação de um curativo, momento em que irá comprimir sua mama para evitar a formação de hematomas.

Médicos que realizam este exame
  • Dr. Evaldo Schaefer Neto
    CRM 4604
  • Dr. Yan Schaefer Tavares
    CRM 10390
  • Dr. Yan Schaefer Tavares
    CRM 10390
  • Dra. Cristine Lemos Duarte
    CRM 9539

Agende um exame

Poupe tempo e faça um pré-agendamento através do formulário abaixo. Em breve retornaremos o contato.

Exames relacionados

Ressonância magnética

Produz imagens detalhadas sem a utilização de radiação ionizante.

Conheça mais

Tomografia computadorizada

Método não-invasivo e indolor no qual um equipamento especial de raios-X produz múltiplas imagens do interior do corpo.

Conheça mais

CONVÊNIOS

A Sonitec Diagnóstico Médico por Imagem possui inúmeros convênios com planos de saúde. Certifique-se de que seu plano de saúde já faz parte. Agende uma consulta.

Ver todos
Grupo Merya

Todos os direitos reservados. Sonitec 2017.

por Nacionalvox