Sonitec | diagnóstico médico por imagem


A tomossíntese é o mais moderno tipo de mamografia digital de campo total, onde além das imagens habituais são adquiridas imagens em múltiplos ângulos, que são reconstruídas em cortes finos de alta resolução que podem ser estudadas individualmente ou em modo cine. Sua principal característica é reduzir significativamente a superposição dos tecidos.

Desta maneira, permite a análise de alterações sutis e diminui a chance de falsos positivos e negativos, contribuindo expressivamente para aumentar a possibilidade da detecção precoce do câncer de mama.

Publicações recentes mostram que a associação da tomossíntese à mamografia digital nos exames de rastreamento, resulta em uma taxa de detecção de câncer significativamente mais elevada e permite o diagnóstico de maior número de tumores invasivos, quando comparado com o uso da mamografia digital isolada.

Para a FDA (Food and Drug Administration), agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, o exame não tem contra indicações.

A tomossíntese não faz parte do rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Desta forma, não é coberta pelos planos de saúde.